Com um rufar de tambores virtual, o YouTube anunciou na segunda-feira os ganhadores de seus primeiros prêmios, homenageando os candidatos a astros que usaram o site como plataforma de lançamento para a fama instantânea.
O YouTube, que dominou o mercado de vídeos online criados por seus usuários desde que foi fundado, em fevereiro do ano passado, disse que os vencedores de seus 2007 Video Awards ajudaram a fomentar o fenômeno dos vídeos online.
Jamie Byrne, diretor do marketing de produtos do YouTube, disse em comunicado que “muitos dos criadores desses vídeos se tornaram personalidades, passando do aparente anonimato para a condição de celebridades internacionais da noite para o dia”.
Byrne disse que os pioneiros do YouTube deitaram as bases para uma mídia nova que está influindo sobre como as pessoas se divertem e informam, com uma nova geração de espectadores mostrando tantas chances de passar seu tempo diante de um computador quanto diante de um aparelho de televisão.
O YouTube, que no ano passado foi comprado pelo Google por 1,65 bilhão de dólares, anunciou sete categorias de prêmios (http://www.youtube.com/ytawards), cujos vencedores foram:
* Mais Criativo: OK Go. Os quatro integrantes da banda nascida em Chicago dançaram sobre oito esteiras ergométricas em movimento ao som da canção “Here It Goes Again”. O vídeo foi visto por mais de 13 milhões de pessoas.
* Mais Inspirador: Free Hugs. O australiano Juan Mann venceu pelo vídeo que o mostra tentando alegrar as vidas de estranhos em Sydney, oferecendo-se para abraçá-los.
* Melhor série: Ask a Ninja. Criado pelos comediantes de Los Angeles Kent Nichols e Douglas Sarine, o vídeo mostrava um ninja vestido de preto respondendo a emails num jargão de ninja, com sua despedida de praxe “espero poder matar você em breve”.
* Melhor comédia: Smosh. Anthony Padilla e Ian Hecox, também conhecido como Smosh, têm o canal que é o segundo mais assinado no YouTube. Os dois estudantes universitários têm 70 mil fãs que acompanham cada movimento deles, sejam vídeos de música ou esquetes cômicos.
* Melhor música: Terranaomi. Terra Naomi, de Los Angeles, passou de cantora-compositora desconhecida para contratada da Island Records, em função da exposição que obteve no YouTube.
* Melhor comentário: The Winekone. O canadense oferece um monólogo aleatório sobre temas diversos.
* Vídeo mais adorável: Kiwi. Este curta-metragem de Dony Permedi é sobre um pássaro kiwi que passa sua vida tentando realizar seu sonho de voar.
O sucesso do YouTube no último ano levou alguns sites rivais a procurar maneiras de competir com ele. Analistas de mídia prevêem que o mercado de vídeo na Internet será crucial para o futuro da mídia.
Na semana passada, a News Corp e a NBC Universal anunciaram planos para lançar um site gratuito de vídeos online com longas-metragens e programas de TV. Outra empresa de mídia, a Viacom, processou o Google, pedindo US$ 1 bilhão pelo uso não autorizado de seus vídeos no YouTube.
Reuters