Erupção de Gigantesco Filamento Solar

Dúvida Razoável By dez 06, 2010 33 Comments

Há algumas horas o satélite Observatório de Dinâmica Solar da NASA capturou esta espetacular sequência: é uma proeminência solar com mais de 700.000km de extensão. Mais de 50 planetas Terra caberiam enfileirados dentro deste filamento de plasma mantido coeso por intensos campos magnéticos, e como se pode ver, esta descomunal atividade se desenvolveu ao longo de poucas horas. A proeminência continua visível no momento em que publicamos este post, o que você pode conferir na página da NASA. Tudo quase em tempo real.

Fim do mundo? Longe disso, a explosão não foi em nossa direção, e ainda que fosse, esta proeminência em particular não lançou muito material. Mais do que isso, a imagem que vemos foi capturada em ultravioleta, e como Phil “Bad Astronomer” Plait comenta, em luz visível a proeminência mal pôde ser vista. “Relaxe e aproveite a beleza disto“, recomenda o astrônomo.

Esta fabulosa atividade invisível a olho nu é mais uma forma pela qual a ciência destaca a majestosa imperfeição da estrela que nos move.

Author

Sacerdote da Santa Igreja do Culto ao Nintendinho, Ryu se declara um rapaz casto e introvertido, no fundo desculpas para seus constantes fracassos com as mulheres. Adora surfar, mas não sabe nadar e sonha em conhecer uma praia. Ex-modelo, ex-feirante, ex-atriz, ex-torcedor do Mixto, Evel na verdade é um extraordinário colecionador da série telecurso 2º grau, sabe de cor e salteado todas as lições de química e marcenaria contemporânea. Amante da boa cozinha, não dispensa um churrasco de gato no boteco da Zuleide. Adora aventura e sempre que pode arrisca-se no truco indoor, desde que o ambiente seja refrigerado. "Onde há flor não há envido!"