Há algumas horas o satélite Observatório de Dinâmica Solar da NASA capturou esta espetacular sequência: é uma proeminência solar com mais de 700.000km de extensão. Mais de 50 planetas Terra caberiam enfileirados dentro deste filamento de plasma mantido coeso por intensos campos magnéticos, e como se pode ver, esta descomunal atividade se desenvolveu ao longo de poucas horas. A proeminência continua visível no momento em que publicamos este post, o que você pode conferir na página da NASA. Tudo quase em tempo real.
Fim do mundo? Longe disso, a explosão não foi em nossa direção, e ainda que fosse, esta proeminência em particular não lançou muito material. Mais do que isso, a imagem que vemos foi capturada em ultravioleta, e como Phil “Bad Astronomer” Plait comenta, em luz visível a proeminência mal pôde ser vista. “Relaxe e aproveite a beleza disto“, recomenda o astrônomo.
Esta fabulosa atividade invisível a olho nu é mais uma forma pela qual a ciência destaca a majestosa imperfeição da estrela que nos move.