Caixa Mágica – resposta [UPDATE]

Lógica Mente By maio 28, 2009 42 Comments

logica-mente

Olá pessoal.

Enfim consegui terminar de analisar todas as respostas… então vamos aos resultados.

Os números:

Foram 602 respostas enviadas no prazo regulamentar, sendo 299 (50%) corretas e 37 foram consideradas pelo cliente como tendo custo quase desprezível.

Ao invés de selecionar algumas respostas e postar aqui, fiz melhor… todas as respostas enviadas (mesmo as que foram enviadas depois do prazo) então relacionadas a seguir:

Gostou de alguma em especial? Deixe seu comentário, ou melhor, proteste!

Os acertadores:

E a relação de acertadores e vencedores:

Os nomes precedidos por asteriscos são dos vencedores, ou seja, aqueles que conseguiram construir mecanismos com um custo que o cliente considerou quase desprezível.

Os outros são todos aqueles que conseguiram atingir os objetivos do cliente, mas com um custo não desprezível.

Parabéns a todos (vencedores e acertadores) e até o próximo desafio!

É isso. Qualquer coisa, protesta aí.

coluna lógica mente siga-me no Twitter assine o feed Mensa Brasil

##### DOWNDATE #####

Vocês me surpreenderam nesse desafio, pois o número de respostas foi bem elevado (mais de 600 formulários enviados, além de um bom tanto de gente que enviou as suas direto no comentário – é claro que essas não foram consideradas).

Começei hoje a árdua (mas divertida) tarefa de analisar a viabilidade operacional e estimativa de custo de cada resposta enviada. Creio que termino até sexta-feira, então esperem que em breve publico o resultado do desafio.

Muitas respostas, das que eu já li, envolveram animais (dos mais diversos), telefone celular, água (nos seus diversos estados), motor, plano inclinado, elástico, fogo, algumas engenhocas mais elaboradas, etc. Resumindo: tem de tudo (ou quase tudo)!

O Pedro Henrique até montou um vídeo (muito bom, por sinal) com a solução dele:

A minha solução é muito simples (e o custo é desprezível)… basta colocar uma pedra (terra, arreia ou qualquer coisa que você pegue do lixo) no lado da caixa que fica pra fora da mesa (ajuste a pedra até a caixa quase cair), depois é só molhar (encharcar bem) a lateral oposta da caixa (o lado que fica sobre a mesa). Agora é só ajustar novamente a pedra (deslocar a pedra um pouco mais para fora da mesa, até que a caixa quase caia), fechar a caixa e aguardar a água evaporar.

caixa3

Fiz aqui e a caixa caiu depois de 103 minutos da primeira vez e 134 minutos da segunda vez… então funcionou bem.

Também fiz com uma pedra de gelo dentro de um saco plástico ao invés de jogar água (pra não molhar a caixa) e funciou… a caixa caiu depois de 158 minutos.

Bem, agora vocês me dão licença que tenho um montão de respostas pra conferir (depois posto os resultados aqui).

É isso. Qualquer coisa, protesta aí.

Quer o feed? (feed) Inscreva-se para receber o feed da Lógica Mente no seu leitor de feed ou por email.

Author

Sacerdote da Santa Igreja do Culto ao Nintendinho, Ryu se declara um rapaz casto e introvertido, no fundo desculpas para seus constantes fracassos com as mulheres. Adora surfar, mas não sabe nadar e sonha em conhecer uma praia. Ex-modelo, ex-feirante, ex-atriz, ex-torcedor do Mixto, Evel na verdade é um extraordinário colecionador da série telecurso 2º grau, sabe de cor e salteado todas as lições de química e marcenaria contemporânea. Amante da boa cozinha, não dispensa um churrasco de gato no boteco da Zuleide. Adora aventura e sempre que pode arrisca-se no truco indoor, desde que o ambiente seja refrigerado. "Onde há flor não há envido!"