Contagem – 01 – resposta

Lógica Mente By set 03, 2009 10 Comments

logica-mente

Olá pessoal.

Eita! Pelo visto faltou dedo na hora da conta. 😉

Poucas pessoas gostam realmente deste tipo de desafio, mas eles costumam aparecer nos campeonatos e requerem atenção total na hora de resolver, além do desenvolvimento imediato de alguma técnica para reduzir o tempo de resolução, pois é sempre contra o relógio.

Respostas:

Quadriláteros: 47

Círculos: 47

No quadriláteros são 9 formas básicas e todas as outras derivam destas por rotação e/ou espelhamento. Ou seja, a dificuldade maior seria identificar as formas básicas… depois seria apenas verificar quantas variações seriam possíveis a partir de cada forma básica.

Na hora de identificar as formas básicas eu optei por começar pelos quadriláteros que passassem pelo maior número de círculos até os que passasem pelo menor número de circulos.

Pra simplificar eu retirei a perspectiva do desenho original na grade abaixo, mas o resultado é absolutamente o mesmo.

Quadriláteros - solução

Já nos círculos, o negócio era conseguir isolar visualmente cada recorte. Separando as folhas ficou assim:

Círculos - solução

Os números:

Foram 264 respostas enviadas e ninguém acertou os dois desafios simultaneamente. Uma pessoa acertou apenas o primeiro e 21 acertaram apenas o segundo.

É isso. Qualquer coisa, protesta aí.

coluna lógica mente siga-me no Twitter assine o feed Mensa Brasil

Author

Sacerdote da Santa Igreja do Culto ao Nintendinho, Ryu se declara um rapaz casto e introvertido, no fundo desculpas para seus constantes fracassos com as mulheres. Adora surfar, mas não sabe nadar e sonha em conhecer uma praia. Ex-modelo, ex-feirante, ex-atriz, ex-torcedor do Mixto, Evel na verdade é um extraordinário colecionador da série telecurso 2º grau, sabe de cor e salteado todas as lições de química e marcenaria contemporânea. Amante da boa cozinha, não dispensa um churrasco de gato no boteco da Zuleide. Adora aventura e sempre que pode arrisca-se no truco indoor, desde que o ambiente seja refrigerado. "Onde há flor não há envido!"