Olá pessoal.
Fui convidado (desafiado, melhor dizendo) pelo Eightbits para manter uma coluna semanal com desafios de lógica aqui no S&H. Aceitei.
Mas antes de começarmos (eu a desafiá-los e vocês a resolver) vamos às formalidades (pelo menos ao que possa interessar): meu nome é Ricardo Daniel Kossatz, tenho 38 anos e sempre me interessei por jogos e desafios de lógica (puzzles). Em 2005 fiz parte da equipe que representou o Brasil no 14º Campeonato Mundial de Puzzles (WPC) em Eger, na Hungria – foi a primeira participação do Brasil no campeonato. No ano seguinte competi novamente em Borovets, na Bulgaria; e em 2007, no Rio de Janeiro, participei, não mais como competidor, mas como elaborador de boa parte dos puzzles que atormentaram a vida dos competidores. Infelizmente, neste ano de 2008, o Brasil não enviou uma equipe para competir no 17º WPC em Minsk, na Bielorrússia (vamos torcer para que no ano que vem tenhamos uma equipe nos representando no campeonato mundial).
Na “lógica mente” trarei, semanalmente, desafios originais (então não adianta procurar a resposta na net ;-), sendo que a resposta de cada desafio será publicada junto ao desafio da semana posterior. Gostaria imensamente que vocês opinassem (protestassem) sobre esta coluna e os puzzles.
Mais que simples diversão, os puzzles são excelente forma de exercitar a mente, melhorando a velocidade de raciocínio e a memória. Então vamos lá… chacoalhem esses cérebros.
Ah, já ia esquecendo… em cada desafio colocarei um formulário onde você poderá enviar a sua resposta. Dessa forma poderemos manter oculta a resposta do desafio para que todos possam participar da brincadeira. Caso prefira enviar a resposta no comentário (protesto) de cada desafio, seu comentário só será liberado após a postagem com a resposta oficial (junto ao próximo desafio) ter sido publicada.
Vamos ao que interessa: o desafio desta semana.
Este objeto único foi construído juntando-se blocos (cubos) semitransparentes. Você consegue descobri qual o menor número de blocos necessários para que ele seja um único sólido (um objeto único)? Dica: preste bastante atenção aos tons das faces de cada bloco.
Antes de começar a contar, você precisa saber que os blocos só se fixam, uns aos outros, se colados pelas faces e nunca apenas pelos vértices ou arestas.
Veja na figura abaixo que no quadro da esquerda temos dois objetos (um formado por dois blocos e outro por três) e no quadro da direita temos 4 objetos (de um bloco cada), já que os blocos não podem ser unidos apenas pelas arestas ou vértices.
A resposta (e o nome dos acertadores) eu posto na próxima semana… boa contagem! já está no ar.
Sabe a resposta? Então utilize o formulário abaixo para enviá-la (ou clique aqui se o formulário não aparecer no seu navegador).
Nota: Este tipo de desafio (puzzle) eu desenvolvi para uma das etapas do Campeonato Mundial de Puzzles (WPC) que aconteceu no Rio de Janeiro em 2007. A ilusão de volume e espaço criada pelas representações dos diversos blocos idênticos aumenta a dificuldade de se visualisar corretamente a posição correta de cada bloco num universo em três dimensões.
Nota adicional: Como várias pessoas reclamaram do enunciado, aqui vai uma nova versão.
O objeto mostrado na figura foi construído juntando-se pequenos blocos (cubos). Agora ele é um único sólido (formado por diversos cubos colados) assim como uma casa é formada por diversos tijolos colados (desde que não seja uma casa de madeira, é claro ;-). A pergunta é, com quantos cubos, no mínimo, o objeto da figura foi construído?
Acho que agora vai, mas qualquer coisa, protesta aí.