Labirintos – 01 – resposta

Lógica Mente By jan 30, 2009 23 Comments

logica_menteOlá pessoal.

Demorei um pouco pra postar essa resposta, mas é por uma boa causa… em breve trarei boas notícias pra vocês que acompanham a coluna.

Bem, vamos às respostas então.



Desafio 1: 

O caminho mais compridos têm 71 quadrados. Algumas pessoas reclamaram que o problema era muito trabalhoso (ter que ficar contando quadrados), mas é possível reduzir bastante o trabalho braçal (de contar) pensando um pouco. Bem, alguns trechos são obrigatórios, então já dá pra marcá-los.

lm-labirinto-01-resp1

Então temos 43 quadrados “imexíveis” (não precisamos mais nos preocupar com estes), além disso, os trechos marcados em azul e em vermelho têm que, obrigatóriamente, obedecer a direção indicada pelas setas (alguém sabe o porquê?). Pronto, o problema já foi reduzido bastante, agora é só testar algumas hipóteses de ligação dos trechos.

E a solução (a pedidos):

lm-labirinto-01-resp1_2

Desafio 2: 

A sequência de fotos tiradas pelo Teseu é DAEBC.
Veja, na imagem abaixo, os quadrados de onde ele as tirou (com correção feita pelo Vepe).

lm-labirinto-01-resp2_2

Agora vamos aos números:
Foram 288 respostas enviadas, sendo 45 corretas (16%):

Creio que agora as coisas estão se acomodando (baixada a poeira da euforia inicial) e não acho que teremos números tão altos de envios de reposta novamente (espero estar enganado), então, a partir do próximo desafio alterarei a forma de cálculo da meta para a média de envios dos desafios anteriores (e não mais o maior número).

E a relação de acertadores:

Parabéns aos acertadores e até o próximo desafio (com algumas novidades muito legais… não perca).

É isso, qualquer coisa protesta aí.

Author

Sacerdote da Santa Igreja do Culto ao Nintendinho, Ryu se declara um rapaz casto e introvertido, no fundo desculpas para seus constantes fracassos com as mulheres. Adora surfar, mas não sabe nadar e sonha em conhecer uma praia. Ex-modelo, ex-feirante, ex-atriz, ex-torcedor do Mixto, Evel na verdade é um extraordinário colecionador da série telecurso 2º grau, sabe de cor e salteado todas as lições de química e marcenaria contemporânea. Amante da boa cozinha, não dispensa um churrasco de gato no boteco da Zuleide. Adora aventura e sempre que pode arrisca-se no truco indoor, desde que o ambiente seja refrigerado. "Onde há flor não há envido!"