Seriam os deuses super-heróis?

HQ By ago 31, 2011 1 Comment

Muito se engana quem acha que os super-heróis nasceram em 1938, quando os jovens Jerry Siegel e Joe Shuster imaginaram um homem que vinha de outro planeta, era mais rápido que um trem e podia pegar balas de revólver com as mãos. Os heróis com superpoderes fazem parte de nossa cultura desde que o homem começou a contar histórias e filosofar sobre de onde vem e para onde vai quando morrer.

Um belo dia um homem das cavernas decidiu pintar na parede de sua caverna sobre a grande caçada da qual participou pela manhã. Mas claro que não podia pintar um bisão do mesmo tamanho que seu vizinho tinha matado dois dias atrás. Seu feito tinha que ser retratado de forma maior e mais heróica, então aumentou levemente a história, contando que o animal o havia machucado e acuado com sua força bestial. Então quando não existia mais esperança, o próprio sol desceu e com seus cabelos dourados fortaleceu seus músculos e consertou sua clava quebrada. Só assim ele conseguiu vencer o imenso animal e retornar com glória para a tribo.

É claro que isso não é verdade. Não que eu saiba, pelo menos. E certamente a história de como os super-heróis e a religião nasceram é um pouco mais complexa. Mas certamente elas andam muito próximas.

Continue lendo Seriam os deuses super-heróis? no Páprica.

Author

Sacerdote da Santa Igreja do Culto ao Nintendinho, Ryu se declara um rapaz casto e introvertido, no fundo desculpas para seus constantes fracassos com as mulheres. Adora surfar, mas não sabe nadar e sonha em conhecer uma praia. Ex-modelo, ex-feirante, ex-atriz, ex-torcedor do Mixto, Evel na verdade é um extraordinário colecionador da série telecurso 2º grau, sabe de cor e salteado todas as lições de química e marcenaria contemporânea. Amante da boa cozinha, não dispensa um churrasco de gato no boteco da Zuleide. Adora aventura e sempre que pode arrisca-se no truco indoor, desde que o ambiente seja refrigerado. "Onde há flor não há envido!"