Força da mente provada em vídeos?

psiwheel1

É honestamente um dos vídeos mais curiosos demonstrando supostos poderes paranormais a que já assisti. Não é um feito em si extraordinário como a multiplicação de pães, afinal é apenas um pedaço de papel girando. Tão útil quanto entortar talheres. Mas as inúmeras formas pelas quais o autor do vídeo busca deixar claro que não há nenhum truque envolvido elevam o efeito banal a algo genuinamente intrigante.

Antes de abordar em detalhe o vídeo, gostaria de pedir que você anote em um papel, no bloco de notas ou aonde for, exatamente como responderia sucintamente a duas perguntas: 1-“Este vídeo prova o paranormal?” e 2- “Como ele foi feito?”. É importante que deixe anotadas suas respostas, porque elas podem surpreendê-lo logo mais. Senta que lá vem a história.

Psi wheel

Se ainda restavam dúvidas de que o vídeo é real, o autor ainda criou este outro:

Há toda uma moda em torno destas “psi wheels”, dobradas de papel em formato de pirâmides (!), capazes de girar livremente. Milhares de pessoas tentando movê-las com sua “força da mente” para ver se não são X-Men.

O que praticamente todos acabam fazendo é movendo-as, mas sem nenhum poder paranormal. A construção da psi wheel, com grande área apoiada sobre uma agulha com pouca fricção, faz com que se movimente por inúmeras influências externas que passam comumente despercebidas, como:

A convecção do ar, que pode ser aquecido mesmo por sua mão; correntes de ar sutis, simples e leves lufadas vento; vibrações, vulgo remexidas; e mesmo eletricidade estática, a mesma que levanta seu cabelo e atrai pedaços de papel.

Explicado isso, o mistério continua: nenhum destes efeitos parece explicar os dois vídeos que vimos. No primeiro o autor usa o secador de cabelo para mostrar como a psi wheel está devidamente isolada pela tigela de vidro, o que é especialmente relevante porque soprar é um velho truque que se tornou famoso nos anos 1980 através de James Hydrick, que dizia ser um X-Men, digo, um psíquico paranormal. Ele foi devidamente desmascarado na TV pelo cético James Randi (se tiver pressa, não perca a parte 2, é um clássico FAIL).

Não contente o autor do vídeo também usa um ímã potente para descartar truques magnéticos, e a velocidade e mesmo a mudança de direção controlada com que a psi wheel gira no primeiro vídeo parece descartar que vibrações estejam envolvidas. Ainda resta a possibilidade de eletricidade estática, mas embora não impossível, seria deveras complicado criar um motor eletrostático nessas condições, dado que ele também mostra como a mesa aparenta ser comum.

Você já anotou em algum lugar como responderia às duas perguntas? Por favor, anote. O vídeo prova o paranormal? Como ele foi feito?

Respostas

Algum tempo depois de divulgar seus vídeos, o autor, “Mattman”, publicou um esclarecimento:

“Os dois vídeos foram experimentos sociais, ambos são ilusões. Tive a idéia de criar um vídeo de telecinese de forma a mostrar que, apesar do que as pessoas acreditem, estes vídeos são absolutamente inúteis como ‘prova’ do fenômeno conhecido como telecinese. A idéia era criar o vídeo amador mais convincente de psi wheel na Internet, ver as pessoas apoiando-o e então confessar que o vídeo era uma ilusão, para deixar claro que por mais convincentes que estes vídeos possam parecer, é sempre necessário vê-los com uma dose saudável de ceticismo, ainda que você acredite nestas coisas”.

Aqui está a resposta à primeira pergunta, e ela é, claro, a de que o vídeo não prova o paranormal. Mas perceba: não porque o autor confessou que era uma ilusão, uma fraude. Esse é um detalhe, relevante, mas um detalhe.

Ainda que ele não confessasse, o vídeo continuaria muito distante de ser uma prova satisfatória. Neste exato momento, por exemplo, você ainda não sabe como o vídeo foi feito. Ele poderia ter sido criado de mil e uma maneiras, nenhuma delas paranormal. Um vídeo desta natureza, caso autêntico, seria apenas o primeiro passo de uma série de outros experimentos a ser realizados para verificar, reproduzir e assim finalmente evidenciar algo tão extraordinário quanto a telecinese. O autor do vídeo pode, amanhã, voltar atrás em sua confissão, dizer que eram reais e os MIBs o obrigaram a mentir… e o vídeo continuaria não sendo prova satisfatória do paranormal. É apenas um vídeo.

Vamos então à segunda resposta. Como ele foi feito.

“O truque foi muito simples. Os dois vídeos usaram a mesma trapaça, uma mesa preparada. Dito isso, nenhum dos seguintes meios foram usados:

– Ímãs,

– Correntes de convecção,

– Eletrônica (de qualquer tipo),

– Edição de vídeo,

– Estática,

– Fios,

– Minha mão esquerda (lol)

– Ou qualquer outra coisa que as pessoas ‘sabem’ que eu usei…

No segundo vídeo [com duas tigelas transparentes], um buraco minúsculo foi criado tanto na superfície da mesa como na tigela inferior. Uma pessoa fora das câmeras estava soprando um tubo conectado ao buraco na mesa, o que fez a psi wheel girar. O primeiro vídeo usou o mesmo princípio, mas de forma mais sofisticada. A mesa é oca, com dois canais de ar separados conectados a dois pequenos buracos em sua superfície. Os dois tubos se conectavam a buracos diferentes nas pernas, também ocas. Os buracos de conexão nas pernas foram escondidos por uma fina lâmina que podia ser retirada e colocada de volta. É por isso que você não vê a parte inferior das duas pernas frontais da mesa no vídeo quando a psi wheel está girando. Aqui também, usei um ‘comparsa’ para conectar e desconectar os tubos bem como soprar neles para uma ilusão mais convincente.

Meio chato agora que você sabe como foi feito, não?”

Criei gráficos, abaixo, que talvez ajudem a entender melhor os truques. Começando pelo segundo vídeo, o mais simples, basta um tubo, um tampo de mesa furado e um furo na tigela inferior.

psiexp1

Alguns podem pensar que como não há um segundo tubo ligando o buraco na mesa ao buraco na tigela, o truque não funcionaria. Ele funciona, o ar soprado sai da mesa e continua com pressão suficiente para sair pelo buraco na tigela para então movimentar a psi wheel. Qualquer corrente de ar movimentará a psi wheel, vulnerável às mais sutis lufadas. A única limitação é que não se pode controlar a direção para onde ela irá girar.

No primeiro vídeo, o mais interessante, a sacada genial são as pernas da mesa que são cortadas pelo enquadramento da câmera. É com este pequeno detalhe, aparentemente inocente e despercebido em meio a todo o “misdirection” de mostrar a mesa, ímãs e o secador de cabelo, que todo o resto se segue.

psiexp2

Note que o barulho do secador de cabelo também serve para encobrir qualquer barulho que a movimentação do cúmplice abaixo da câmera, conectando e desconectando os tubos, possa ter feito. Com dois tubos e dois buracos na mesa afetando diretamente a psi wheel, pode-se aqui controlar facilmente a direção e velocidade com que ela gira.

Agora que você conhece o segredo, pode parecer simples, talvez até óbvio. Por isso pedi para que anotasse suas respostas, porque chegou a hora de conferi-las.

Pseudoceticismo

Mattman acabou não testando apenas aqueles que acreditaram em seus vídeos. Ele reservou duras palavras para alguns céticos:

“Eu falei de uma dose ‘saudável’ de ceticismo porque, ao contrário de minhas expectativas iniciais, as pessoas mais ignorantes em todo este experimento foram os céticos empedernidos. Cada um daqueles que expressaram um monte de besteiras [sobre como o vídeo foi feito] foram tão ‘estúpidos’, ‘ignorantes’ e ‘crédulos’ quanto os crentes que rotularam como tal, e talvez ainda mais porque ao menos os crentes possuíam o vídeo do seu lado, e um relativamente convincente, enquanto os céticos não tinham nada além de arrogância infundada em si mesmos pensando, sem questionamento, que ‘simplesmente sabiam’ que o vídeo era falso e como havia sido criado”.

Toda uma discussão, até mesmo filosófica, pode ser feita sobre se podemos dizer que um vídeo como o de Mattman é falso. Não se preocupe, se você bravo leitor já chegou até aqui esta coluna não será lugar para tal, mas se há uma lição para os crédulos que acreditaram no vídeo, também há lições para céticos. Podemos dizer com segurança que o vídeo não constituía prova do paranormal, no entanto isso não é o mesmo que poder dizer com a mesma segurança que ele é falso!

Podemos presumir que seja falso, com razoável segurança – ao contrário do que Mattman diz, nós céticos temos toda a ciência a nosso favor nessa suposição. É, contudo, uma suposição, um pressuposto deduzido da ausência de evidência do paranormal. Como dizia Sagan no entanto, ausência de evidência não é evidência de ausência.

Podemos também especular sobre a forma como foi feito. Será, contudo, apenas especulação. A menos que encontremos evidência ou que o autor revele e indique como criou seus vídeos, será apenas especulação.

O que não podemos, sob o risco de praticar o pseudoceticismo, é gritar “Fake!” e proclamar como foi produzido, “AfterEffects! Fio de nylon!”, como se nossa certeza injustificada esclarecesse um vídeo que conhecemos pelo Youtube em baixa resolução. Estaremos, de fato, sendo igualmente crédulos e confiando demais no que vemos… no Youtube. Enquanto alguns vêem forças paranormais reveladas no Youtube, pseudocéticos podem ver “evidência clara” de edição de vídeo, fios e o que mais for onde realmente não há.

Este sermão é um tanto chato, e você pode se perguntar como este que escreve aqui responderia às perguntas. Bem, conheci estes vídeos recentemente, embora já circulem há alguns anos, indicados por ninguém menos que o DelDebbio.

“Já viu este video? Estando na internet, provável ser fake, mas é muito bem feito”, ele me escreveu, no que passou no teste ao não acreditar no mesmo, nem afirmá-lo como falso. E eu, como respondi?

“Muito bom o vídeo mesmo. Acredito que seja fake sim, no sentido de que o autor encontrou uma forma de fazer a psiwheel girar, aparentemente (aparentemente!) sem recorrer a magnetismo ou correntes de ar externas, e está usando essa forma para o vídeo”.

Você pode julgar se esta foi uma boa resposta e se sou um cético bonzinho. Penso que o “aparentemente!” me salvou, por pouco, afinal, a psiwheel gira com correntes de ar externas apesar de aparentar o contrário. Mas só inseri o “aparentemente!” depois de passar sim vários vexames proclamando minhas especulações apenas para descobrir que a verdadeira explicação a algo jamais havia passado por minha mente. Como aqui, não passou.

Esta coluna já está longa e soando como diário, então não me estenderei para comentar como a psi wheel lembra o radiômetro de Crookes, um aparato curiosíssimo em si mesmo e cuja explicação científica é até hoje verdadeiramente intrigante (vários cientistas proclamaram explicações que mostraram estar erradas, e até hoje vários professores o explicam incorretamente).

Isso sem contar como o próprio Sir William Crookes, inventor do radiômetro, tem toda uma história relacionada ao espiritualismo e paranormal, em uma fina ironia. Tudo isso pode ficar para uma outra coluna.

Afinal, como se poderia responder adequadamente às perguntas, lá no início, antes de ler todas estas confissões, explicações e sermões? Aqui vai uma sugestão:

O vídeo prova o paranormal? Não.

Como ele foi feito? Não sei.

Simples, não? Aparentemente!

– – –

Comentários

98 respostas para “Força da mente provada em vídeos?”

  1. Avatar de caiique1
    caiique1

    Adorei o post, parabens pra vocês realmente é muito interessante e curioso.

  2. Avatar de Everton Minare
    Everton Minare

    Olha no começo eu achei que ele seria paranormal sim, mas dai eu parei para refletir.. Onde ele encaixa a agulha, e como ela fica em pé sem cair mesmo com o papel se movimentando. A única resposta q eu tive éra q tinha buracos de encaixe e passagem de ar no vidro, porque mesmo onde agente não consegue ver aonde a agulha foi encaixada, agente não ve as outras passagens.

    Foi muito bom ler TUUUUDDDOOOO isso, porque eu até mesmo depois de ver 3 vezes parei pra perceber isso.

  3. Avatar de Mario
    Mario

    O poder da mente existe, é possivel fazer o que se ve no video com a mente, porém não acredito nesse video.

    1. Avatar de Renato Bueno
      Renato Bueno

      Eu já sabia! hehehehehe .ou não!

  4. Avatar de Patola
    Patola

    Magnífico, e como cético que sou, concordo integralmente com as suas críticas. De qualquer lado que estejamos da questão, aceitar automaticamente ou negar automaticamente sempre é anti-científico.

  5. Avatar de Jeorane
    Jeorane

    “Eu falei de uma dose ‘saudável’ de ceticismo porque, ao contrário de minhas expectativas iniciais, as pessoas mais ignorantes em todo este experimento foram os céticos empedernidos. Cada um deles, que expressaram um monte de besteiras [sobre como o vídeo foi feito] foram tão ‘estúpidos’, ‘ignorantes’ e ‘crédulos’ quanto os crentes que eles rotularam como tal, e talvez ainda mais porque ao menos os crentes possuíam o vídeo do seu lado, e um relativamente convincente, enquanto os céticos não tinham nada além de arrogância infundada em si mesmos pensando, sem questionamento, que ‘simplesmente sabiam’ que o vídeo era falso e como havia sido criado”.

    Brilhante o texto mas a sua tradução tem uns erros gramaticais, Mori:

    -“Cada um deles, que expressaram… foram”-

    não seria melhor:

    -Cada um deles que expressou… foi- ?

    ou

    -“Cada um daqueles que expressaram… foram”- ?

    @Mori: Opa, corrigido! Valeu, e valeu a todos pelos comentários! Urrú, emplaquei uma coluna de que o pessoal gostou, fazia tempos! 🙂

  6. Avatar de Robson

    Concordo sobre a ‘fé’ de alguns de nós, céticos, em suas próprias convicções…
    ..

  7. Avatar de Luís Brudna

    Excelente texto. No início, já quando ele estava montando o sistema pensei que poderia ser uma variante do radiômetro de Crookes. Mas tudo foi ainda mais interessante. 🙂
    Parabéns pela bela explicação e pela lição sobre ceticismo saudável.
    Não vai esquecer do texto sobre o radiômetro… estou esperando. 🙂

  8. Avatar de igor pontes
    igor pontes

    Não me admiro de mais nada nesse mundo, se o cara faz o papel girar com a mente eu não sei ,mas q um magico jamais revela seu segredo isso pode ter certeza, isso ai e fichinha em comparação aos truques do Criss Angel alguem conhece? To sentindo falta daqueles videos legais aqui no SH a qualidade ta caindo daqui a pouco vão colocar aqui que o homem foi realmente a Lua e o povo mais uma vez vai acreditar hauahuahuahauahuah.

  9. Avatar de Timbau
    Timbau

    Ououououou! Que história é essa de usar o santo nome dos X-Men em vão?!
    Hehehe, brincadeira.
    Ótima coluna Kentaro!

  10. Avatar de Marco Rhavana
    Marco Rhavana

    Esta questão de “exigência de comportamento” dos céticos não deixa de ser meio absurda, por mais que eu respeite sua opinião.

    Acontece que há uma chuva gigante de fakes (falsos vídeos, falsas religiões, falsas pessoas, falsos políticos) e as pessoas na maioria das vezes não tem evidências para se defender, e simplesmente declaram que não aceitam aquilo! De forma menos ou mais grossa…

    Talvez de quem devesse ser “exigido comportamento” seriam os fakers que abusam da falta de conhecimento alheia. Tudo bem que nesse vídeo foi feita uma “confissão”, mas quantos fakers fdp fazem questão que você acredite no que eles arquitetaram pela eternidade e até exploram disso tudo?

    Sinceramente, não é dos céticos que deve ser exigido comportamento!

  11. Avatar de Thiago
    Thiago

    vocês leram os comentários do vídeo? O negócio é fake…
    E quem postou isso no site deveria ler os comentários antes de escrever lorota para não dar uma de bobo.

  12. Avatar de Drop
    Drop

    James Randi desvendaria este misterio facil facil…

  13. Avatar de Duende

    eu imaginava q o video era real,
    bem, não foi desta vez… rs
    obrigado kentaro

  14. Avatar de Eduardo Costa Lisboa

    Parabéns, Kentaro-kun! Um pouco de lucidez no mundo é sempre bom. Realmente, essa intransigência dos céticos é algo que vai durar pra sempre, parece ser mesmo parte da natureza humana, quaisquer que (não) sejam suas crenças 🙂

  15. Avatar de Seu Cuca
    Seu Cuca

    Que merda !!!
    Qualquer idiota sabe que o que aconteceu foi o deslocamento de moléculas de oxigenio que foram aquecidas e depois imantadas.
    Quero ver ele fazer isso, sem usar o secador de cabelo e nem o imam.
    Não acredtito que perdi meu tempo vendo esse vídeo.

  16. Avatar de Cético
    Cético

    Psywheel rox… ja fiz várias vezes e geral cai, hehehe
    Fala sério, gente… tudo na internet eh fake até que se prove o contrário.
    Hoje em dia qq um tem uma câmera digital e pode filmar um truque de mágica.
    Se neguinho vê o Criss Angel sendo socado contra concreto ou levitando e sabe que é um ilusão… vai se impressionar com um papelzinho mexendo, só pq o autor do vídeo fala que é efeito paranormal?

    O ponto chave da questão é que as pessoas realmente querem acreditar em paranormalidade, poderes psíquicos, magia, numerologias e tudo o mais… para que o mundo se torne mais mágico. É por isso que tanta gente acredita em Deus… eu também queria acreditar, oras! Mas infelizmente, algumas pessoas, como eu, aparentemente nascem com um senso se ceticismo mais apurado e tendem a duvidar mais das coisas, necessitando simplesmente de mais evidências para falar: “Ok, eu acredito”. E, na totalidade dos casos, essas evidências nunca aparecem… e daí a gente grita com gosto nos comentários do blog ou site: FAAAAAAAAAAKE!!!!

    Abraços.

  17. Avatar de Vinicius Lira
    Vinicius Lira

    E viva a razoabilidade!

  18. Avatar de Cota

    Deveras…O que eu gostei no vídeo é que o autor mostra duas formas com que ele poderia ter manipulado a psiwheel, a boa e velha psicologia diz que isto limita nosso pensamento xD Então somos mais facilmente impressionados do que se vissemos apenas a construção e o papelzinho girando xP
    (linkarei este post nos meus “links de sexta”) o/

  19. Avatar de Jethro
    Jethro

    Muito bom esse truque.O texto também está bem legal.Parabéns Kentaro!

  20. Avatar de Victor Benincasa
    Victor Benincasa

    Interessante…
    Ceticismo saudável é o que nos incita a procurar entender o que acontece de fato.

    Uma negação infundamentada é ignorância semelhante a aceitar por “achar”.

  21. Avatar de Jorgehp
    Jorgehp

    Excelente post, Kentaro san. Talvez um dos mais instrutivos que você já fez.

  22. Avatar de Cristina silva
    Cristina silva

    gostei muito do site… valew

  23. Avatar de junior
    junior

    o que é ser cético?

  24. Avatar de Pinguow
    Pinguow

    Prestem atenção em 3:07 e 3:30, observem a mesa e as listras… Em 3:07 da pra ver claramente que a mesa “se mexe” bem antes de o papel começar a girar! Isso pra mim é indício de edição! ;D

  25. Avatar de Fabiones
    Fabiones

    Mori,
    Vc utilizou um ótimo exemplo para mostrar que nós céticos não podemos ser extremistas.
    Eu sou daqueles céticos que permitem sempre, em todas as situações, o benefício da dúvida àqueles que proclamam possuir poderes paranormais, afinal de contas, nós também não somos donos da verdade e por mais que nossa razão nos leve a “saber” que tal coisa é falsa ou manipulada, temos que nos ater aos fatos e não apenas às suposições.

  26. Avatar de Jik
    Jik

    Excelente post, dos mais importantes que já li no sedentário.

  27. Avatar de Ila Fox

    Nossa, isso mostra o quanto é fácil sermos enganados! O_o

  28. Avatar de Claudio

    James Randi continua oferecendo 1 milhão de dólares para quem provar ter poderes paranormais. Ao que parece, ninguém conseguiu, logo…
    http://www.randi.org/site/index.php/1m-challenge.html

  29. Avatar de Brunna
    Brunna

    ceticismo doentio não fica muito longe de fanatismo,
    obscurecem a visão da realidade.

  30. Avatar de Bruno
    Bruno

    PAAAAAAAAAAAAARABENS Kentaro!
    foi ótima essa matéria. Continue assim !!!

    !! ABAIXO A ARROGÂNCIA !!

  31. Força da mente provada em vídeos? http://migre.me/46S1 #ceticismo #paranormal #psiwheel

  32. Avatar de murilo
    murilo

    totalmente correto vc.
    quando você quiser ver o psiwheel se movendo de verdade, me chame e solucionaremos esse impasse de separarem a ciência do paranormal.
    abraz

  33. Avatar de Gabriel Henrique
    Gabriel Henrique

    Eu acredito nesse vídeo,pois meu irmão consegue fazer isso

  34. Avatar de Marcão

    Bem,

    se aparecer um cientista com uns cálculos complexos, um biólogo com o cromossomo X nas amebas irlândesas ou um físico numa cadeira de rodas, aí os “céticos”. Céticos entre aspas, só pra lembrar que essa coluna não é sobre ceticismo e sim sobre adoração à ciência e ao ateísmo.

    Infelizmente, a lição do Mattman caiu (cairá) em ouvidos surdos com a própria voz elogiando a inteligentsia.

    Sim, eu não tenho nada melhor pra fazer no momento 😀

    Att.

    Marcão

  35. Avatar de Highlander

    Como você citou James Randi no artigo, uso uma resposta padrão dele: Em experimentos controlados, nada disso foi provado uma única vez.

    Baseado nisso, nenhum video que vemos na internet seria prova nenhuma de poderes paranormais. Afinal, esse aí não passa de um truque barato de mágica, com partes preparadas.

    Claro que o “Fake” já virou até piada nesses casos mas, se pensarmos bem, é uma resposta coerente para truques desse tipo apresentados como verdadeiros.

  36. Avatar de lol
    lol

    so me fica uma dúvida em mente será Jesus o primeiro ilusionista a descobrir como usar as forças a seu favor ou se ele é o único q realmente tem poderes extraordinarios para todos os feitos?

    medo

  37. Força da mente provada em vídeos? http://ow.ly/i7r9 #wired

  38. Avatar de rátatata
    rátatata

    poha li sobre as multiplicações de pães e o paradoxo de banach-tarski
    pqp é de intortar a mente mas li e n cheguei a conclusão nenhuma muita teoria pouca pratica ! quero ver alguém conseguir fazer o msm usando as ferramentas de 2000 anos atraz, dividir alguns peixes e alguns pães em 5 mil pedaços e satisfazer a todos…

  39. Avatar de Edson Santos
    Edson Santos

    Hehe, o engraçado é que tem gente nos comentarios que nem leu o post inteiro e ja veio meter o pau, explicando coisas que não tem nada a ver com o video…
    se liga nessa: “Que merda !!!
    Qualquer idiota sabe que o que aconteceu foi o deslocamento de moléculas de oxigenio que foram aquecidas e depois imantadas.
    Quero ver ele fazer isso, sem usar o secador de cabelo e nem o imam.
    Não acredtito que perdi meu tempo vendo esse vídeo.”
    Caro Sr. Seu Cuca, se estivesse lido o post… já sabé né…

  40. Avatar de eduardo
    eduardo

    Experiência básica de ensino médio.

    Estática, polarização e despolarização.

    Posto um video de brincadeira igual a esse experimento mas em menor escala.

    http://easybartricks.com/bar-magic.html

  41. Avatar de Rael B. Riolino

    O primeiro vídeo eu imaginei que fosse uma mesa montada… Mas pensei que fosse na BASE da mesa que estava o truque… talvez poderia ser uma base oca, com algum material gerando eletricidade estática, ou algo do tipo… não cheguei a pensar que pudesse ser nos pés da mesa.

  42. Avatar de luiz-alfa@hotmail.com

    Muuuito bom ! Vc pegou um dos vídeos mais famosos da web, dissecou seus detalhes e mostrou que parte dos que se auto denominam cético e cientistas são apenas fanáticos que negam tudo que não sabem explicar, enquanto o verdadeiro cientista analisa, experimnta, vê a questão de todos os ângulos em busca da verdade.
    Afinal , foi a ciência séria que desvendou a eletricidade, entere outras grandes formas de energia , fornecendo aparelhos que nos dão habilidades que qualquer um há 500 anos diriam serem divinas, enquanto a verdadeira metafísica nos deu as belezas da arte, das mitologias e da meditação.

  43. Avatar de Alves
    Alves

    Fantastico…Parabéns.

  44. Avatar de Tainã

    caralho,eu respondi EXATAMENTE como foi colocado no final do texto(passei no teste).Detalhe que faz toda a diferença:eu sou da turma do TdC XD huasuhsahusahu.Tá mais do que na hora dos céticos que circulam por aqui serem menos crédulos(ironia master)
    Um dia eu li um post do TdC,se não me engano sobre Runas,Geomancia e Oráculos,e um cara respondeu assim:”aaaaaaaaaaafffffffffffffffff”.Isso lá é comentário que um homo sapiens faça?

  45. Avatar de Cangaceiro
    Cangaceiro

    Ha! Haha! HaHahAA!

    Acertei! Furos e fonte de vento no tampo da mesa!

    Nossa, eu sou um gênio. I OWN U ALL. >:)

  46. Avatar de Val Valiant Thor
    Val Valiant Thor

    Posso dizer praticamento o mesmo que Tainã.

    Só mudaria a parte que os “céticos daqui everiam ser mais crédulos…”

    Acho que céticos como o Kentaro (que estudam seriamente e não simplesmente apontam o dedo e se negam a enxergar) devem continuar sendo incrédulos neste mundo tão cheio de mentiras. Mas, por outro lado, usar toda essa inteligência e convicção que vejo neles para encontrar razões em assuntos tão diferenciados como os apresentados no TdC. A riqueza apreentada em tão diferentes culturas e todo conhecimento apresentado por elas não pode ser totalmente um devaneio tolo ou um alumbramento qualquer…

    Parabéns Kentaro. Neste ponto que apresentou, pensamos todos iguais.

  47. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Gostei muito do tópico.

    Já estudei um pouco de telecinese, e treinava com a psiwheel tb. Parei por falta de tempo. Eu tinha esperanças de que o vídeo fosse real (pq não pude pensar em outra forma de movê-la sem magnetismo). Mas agora que sei que não é real, não me surpreendo, nem fiquei chocado. Afinal, era só um vídeo ^^

    Sobre as pos’siveis causas (como a convecção do ar), eu também tentava de todos os modos eliminá-las quando treinava…

    Mas, o que mais me intriga, depois de ler as explicações: É que dá para mover a psiwheel com telecinese sem usar as mãos, e a alguns metros de distância…

  48. Avatar de acompanhantes

    realmente de impressionar!
    nossa

  49. http://uiop.me/4Wv Força da mente provada em vídeos?

  50. Avatar de prosopopeio
    prosopopeio

    Ctrl + V:

    1ª: não

    2ª: algum truque.

  51. RT @kenmori: Força da mente provada em vídeos? http://migre.me/46S1 #ceticismo #paranormal #psiwheel

  52. Avatar de Leonardo M
    Leonardo M

    é so manda para o programa do
    gugu que ele resolve o truque kkkkkkk

  53. Avatar de Sats
    Sats

    “nada além de arrogância infundada em si mesmos pensando”
    A vida se baseia em algumas poucas leis básicas da física… infelizmente. Melhor ser um arrogante cético, mesmo sem saber como os truques acontecem, do que um tolo crente, que esquece os princípios científicos básicos da nossa existência.

    (Parachoque de caminhão (ou frase de twitter): Infeliz é aquele que busca longe o que esta tão perto… a nossa simples complexidade.)

    @Mori: Concordo com você, antes pecar por não acreditar que algo, real, existe; do que acreditar que algo, fantasioso, seja real. No primeiro caso, a realidade cedo ou tarde cairá sobre nossas cabeças. No segundo, nossas cabeças podem jamais voltar à realidade. Mas isso não significa que devamos nos contentar com esses “pecados”, com os erros, com os excessos! Devemos nos esforçar para reconhecer a existência do que é real, ao mesmo tempo em que identificamos as fantasias como o que são, fantasias.

  54. Avatar de Rick
    Rick

    Show de bola!!

  55. Avatar de Alisson O.
    Alisson O.

    Minha anotação:

    1- Não. Só um vídeo nada mais.

    2- Não sei.

    No primeiro, mais bem feito, a razoável ‘credibilidade’ inicial que o vídeo passou caiu quando notei que a cadeira não estava totalmente enquadrada.
    Ah, muito legal o post, parabéns.

  56. Avatar de Breno
    Breno

    também sou fan do bom e velho “não sei”, me irrita muito esse tipo de gente que sempre sabe, deve ter alguma relação com a formação mesmo, tipo na escola, vc nunca responde “não sei” tenta inventar uma resposta ou chuta qualquer coisa, ignorância é algo terrível

  57. Post muito legal no sedentário sobre e para céticos. http://bit.ly/K4yGL

  58. Avatar de Val Valiant Thor
    Val Valiant Thor

    “@Mori: Concordo com você, antes pecar por não acreditar que algo, real, existe; do que acreditar que algo, fantasioso, seja real. No primeiro caso, a realidade cedo ou tarde cairá sobre nossas cabeças. No segundo, nossas cabeças podem jamais voltar à realidade. Mas isso não significa que devamos nos contentar com esses “pecados”, com os erros, com os excessos! Devemos nos esforçar para reconhecer a existência do que é real, ao mesmo tempo em que identificamos as fantasias como o que são, fantasias.”

    O que é algo fantasioso? Como saber o que é fantasioso sem estudar? Quem é capaz de dizer exatamente o que é fantasia ou não? Quem te garante a ciência de hoje é capaz de explicar tudo que é REAL e tudo o que é FANTASIA?

    Supercordas em 1800 com certeza era fantasia!

    Sinto muito Mori, mas só afirmar isso é muito vago.
    Sua primeira afirmação não faz sentido, pois dar valor ao fato de “pecar por não acreditar que algo, real, existe” é totalmente inválido quando todo conhecimento que está a frente do nosso não pode ser chamado de real nem fantasia.

    Estude sempre e busque enxergar o que está claro. Sem “pré-conceitos” estabelecidos que te barram de muitas coisas.

    Quando céticos ou ocultistas chegam nesse mesmo ponto, eu os aplaudo com o mesmo louvor.

    Fora isso, pra mim é arrogância e prepotência.

  59. […] Força da mente provada em vídeos? […]

  60. Avatar de E.T.
    E.T.

    Kentaro,
    Kentaro,

    Costumo ler todos os post do Sedentário, mas me especializei em comentar os posts do MDD. Ele é um crente que muitas das vezes desqualifica os céticos e, em muitos dos seus posts, usa termos científicos para apoiar suas crendices….

    Sou um físico e engenheiro nuclear e um curioso por natureza…..

    Acompanho com entusiasmo suas colunas, especialmente as que tratam dos aspectos físicos do nosso mundo (hahahaahahahah).

    Nunca, nunca mesmo, algum fenômeno foi extraordinário para mim. As coisas sempre tiveram alguma explicação e sempre as busquei…. Algumas vezes fui bem sucedido, outras nem tanto, mas continuo na busca.

    Um dia me deparei com um fenômeno atômico que, ao que parecia, ou era fantasmagorico ou desqualificaria a teoria da relatividade !

    Nem um nem outro…..

    Um colega meu refez meus calculos e encontrou uma distorção numa das váriaveis que usei.

    Fiquei maravilhado com o fenômeno…. ele foi capaz de me fazer sonhar além do que eu geralmente sonhava…. foi capaz de me levar a acreditar além do que eu normalmente acredito…. me fez me sentir novamente um menino vendo uma mulher nua pela primeira vez……

    No final, a dura e crua matemática se impos e as coisas eram simples e casuais.

    As repostas as vezes são simples mas engenhosas… é preciso atenção e dedicação para ser um cético neste mundo crente….

    Obrigado pelo espaço….

    1. Avatar de Medeiros Tenor
      Medeiros Tenor

      USA,TEM UM MILHÃO DE DOLARES PARA QUEM PROVAR UM FEITO REAL
      PARANORMAL, PORQUE NÃO CORRER ATRAS DESSE PREMIO?

    2. Avatar de Medeiros Tenor
      Medeiros Tenor

      USA,TEM UM MILHÃO DE DOLARES PARA QUEM PROVAR UM FEITO REAL
      PARANORMAL, PORQUE NÃO CORRER ATRAS DESSE PREMIO?

    3. Avatar de Medeiros Tenor
      Medeiros Tenor

      USA,TEM UM MILHÃO DE DOLARES PARA QUEM PROVAR UM FEITO REAL
      PARANORMAL, PORQUE NÃO CORRER ATRAS DESSE PREMIO?

  61. lendo coisas inutilmente interessantes. vídeo legal também: http://bit.ly/K4yGL

  62. Avatar de Alguem que ja estudou Física
    Alguem que ja estudou Física

    a fala serio…
    sera que ngm ai em sima tem o 2 grau completo pelo menos?

    qualquer burro que ja estudou no ensino medio e assistiu pelo menos 40% das aulas de fisica sabe que isso é possivel sem o poder da mente…. é estática, eletrons, etc… mto simples.. so falta um fisico pra explicar detalhadamente

  63. Avatar de Jimmy
    Jimmy

    “O vídeo prova o paranormal? Não.

    Como ele foi feito? Não sei.”

    P*ta me*da……. Estas fora exatamente minhas respostas!!!!
    Exatas! Sem por nem tirar!!
    Devo me orgulhar?rsrsrsrs

    Valeu … ótimo artigo! Não conhecia os videos… abraço!

  64. Avatar de Stibium
    Stibium

    “Este sermão é um tanto chato, ”
    Concordo

  65. […] Vídeo – Força da mente provada em vídeos? […]

  66. Avatar de Alex
    Alex

    Mesa de madeira => eletricidade estática?
    o velho truque do pente atraindo os pedaços de papel…
    tvz tenha um mecanismo dentro da mesa… tvz o secador… tvz montagem, espelho
    tem mil maneiras de fingir isso.
    Infelizmente tem gente q acredita. A maioria ta interessada em desvendar hehe

  67. Avatar de AlexBrasil

    Caramba! Metade (ou mais) dos que comentaram sequer leram o post inteiro (ou se leram, não entenderam!)

    Arrogantes dando “explicações de como foi feito” todas erradas! e a resposta está no texto do Kentaro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Mori como você aguenta esses caras?

    Post perfeito. MUITOS precisam de uma lição de humildade!

    O vídeo foi muito bem feito e eu jamais imaginaria o “pulo do gato”

    Continue assim Mori!

    Abraços e sucesso!

  68. Avatar de Val Valiatn Thor
    Val Valiatn Thor

    @Alguem que ja estudou Física e com certeza não estudou PORTUGUÊS… “sima” foi foda!

    Engraçado a quantidade de gente tentando desvendar o vídeo e que nem leram o post.

    Vai entender…

  69. Avatar de porco

    Kentaro, ainda mais sendo amigo de DelDebbio teria sido inteligente se levasse em consideração q hoje não temos quase nenhum resquício desse tipo de conhecimento q permite tais feitos, mas sabemos que já foi diferente.

    Temos evidências de que já recorremos a recursos que hoje são inimagináveis e sabemos q vivemos numa “matrix”, ou seja, um mundo restritamente material onde ninguem* (ou quase ninguem) mais tem conhecimento ou dominio sobre o q está além da nossa capacidade POBRE, hoje, como ser humano. Isso porque muito do conhecimento sobre nós se perdeu (ou foi monopolizado e guardado, tendo uma vez seu valor reconhecido).

    É aí que o cético se apóia e é aí q ele peca – ele está certo na resposta, mas não está certo na certeza de que aquilo é impossível.

  70. Avatar de igorsan
    igorsan

    Kentaro, seus posts, na minha humilde opinião, são sempre os melhores. Esse foide longe um dos mais legais. Tanto que acompanho a um bom tempo e nunca escrevo nada, mas esse video tocou meu Ceticismo…..

    E que tal escrever sobre o ET de Varginha (eu sou de lá)?

  71. Avatar de alberto bitu junior

    em 1’16” existe um corte de imagem.houve alguma ediçao nesse video…da pra perceber pq o lado eskerdo da mesa se mexe de maneira estranha exatamente nesse momento…prestem atençao vcs tb…

  72. Avatar de Renzo
    Renzo

    Aos 46s ha um fade to black bem suspeito, o que anula todas evidencias que ele apresenta antes disto.

  73. Avatar de Francisco Amado

    Sir William Crookes Teve sua pesquisa analisada por mais uma centena de outros cientistas que na época contestaram sua veracidade.
    As duas figuras foram pesadas com pesos diferentes a página ceticismo aberto deixo esta parte de fora da sua explicação.
    Outra coisa é o que ele ganharia com isso?

  74. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ri muito de um tal de seu cuca! Isso é o que dá só ver as figura e não ler kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!! Muito bom TODO o post!!!!!!
    E ainda assim falado de ceticismo e tudo mais, acredito muito mais nesse video mesmo sabendo como foi feito do que nas “pegadas do homem na lua rsrsrsrsr!

  75. Força da mente provada em vídeo? < http://bit.ly/K4yGL

  76. Avatar de Joao
    Joao

    Vcs nao repararam, mas o primeiro video falha aos 45-46 segundos e 2min e 17 segundos tb.Picaretagem maior do q a explicada

  77. Avatar de Leandro

    Pouco antes do papel comecar a girar, a imagem parada da mao dele mostrando o papel e a nossa expectativa, nesse tempo, pra quem tem vista boa, a imagem da uma leve desfocada, quando o papel para e quando comeca a girar novamente o mesmo acontece… producao amadora, mas com toque moderno… se eu estiver errado, sei que entra a lei da fisica, nao me pecam pra explicar.

  78. Avatar de Danilo

    É engraçado ver que muuuuuitos comentarios aqui são de pessoas que nem leram todo o texto e já tiram conclusões, positivas ou negativas! 🙂

  79. Avatar de Régis Rafael
    Régis Rafael

    Sou estudante de biologia, na ciência quanto mais uma determinada hipótese falha em ser falseada mais verdadeira ela se torna, portanto o vídeo não pode ser declarado verdadeiro por tão pouco.
    Na segunda questão respondi que não sabia, gostaria de vêlo fazendo de outras formas, com outra mesa (ser oca e ter objetos dentro dela, na minha ignorancia pensei em um daqueles motorzinhos de carinhos de controle remoto, dava pra encaixar aquela hélice de plástico que vinha como brinde de pirulitos, alguém lembra?) e com o objeto não centralizado na mesa (para evitar furos).

  80. Avatar de sepultado
    sepultado

    bem, lido tudo e o q concluo a partir do texto eh q cetiscismo já não é mais uma postura filosófica, mas sim um comportamento técnico-científico em relação aos fenômenos que aparecem ao ser humano.
    logo, os céticos devem ser físicos graduados, no mínimo, para que não sejam tolos a ponto de crer no que não passa pelo método científico, nem bobos a ponto de negar alguma hipótese antes de observar um fenômeno a partir desse método.
    mas a matemática, a física, as outras ciências, nada mais são do que representações da nossa realidade, não são nossa realidade em-si. o que nos permite apenas vislumbrar o fogo q sai do sol, e não o sol. bem como o video do youtube e não o próprio experimento, e a ciência acima da crença.
    desse modo essa busca pela verdade impregnada no ceticismo é uma utopia.
    inclusive os axiomas da matemática, base das ciências exatas, so valem por uma questão de fé(acreditamos q eles sejam verdades) e não por que são verdades.
    e esse comportamento não difere de crer no poder mágico de símbolos, palavras e etc.

    o radiometro de crookes ilustra o resultado final da transferencia de momento linear de fótons, não?

  81. Avatar de jessy
    jessy

    O vídeo prova o paranormal? Não.

    Como ele foi feito? Não sei.
    HUAUHUHAUHA, respondi exatamente isso, oO

  82. Avatar de Arthur Golgo Lucas

    Tua sugestão de resposta:

    “O vídeo prova o paranormal? Não.

    Como ele foi feito? Não sei.”

    Minha resposta real:

    “O vídeo prova o paranormal? Não.

    Como ele foi feito? Não sei, mas se eu tivesse que apostar eu apostaria em furinhos muito pequenos na mesa, por onde entraria uma leve corrente de vento trazida por uma tubulação embutida na mesa, produzida por um mecanismo acionado independentemente das mãos do suposto paranormal.”

    Que pena que eu não tenho como provar que matei mesmo a charada! 🙁 Ou será que eu não matei a charada, foi um evento de precognição? :-O Uau, por via das dúvidas vou jogar na Megasena… 😛

  83. Avatar de Carlos Frederico
    Carlos Frederico

    O fenômeno é real!!!

    Claro que não é nenhum poder sobre humano. E sim, puramente, física.
    Uma plausível explicação consiste:

    1- O papel é colocado de forma equilibrada para que gire com menor atrito possível.
    2- A vasilha de vidro protege o papel descartando assim movimentação pela ação do ar (vento), o que leva a crer que ele deva ter utilizado a propriedade elétrica para movimentar a folha.
    3- A presença de pontas (extremidade do papel) é outro indicador do uso de cargas elétricas, pois as cargas tendem a se acumular nas regiões pontiagudas.
    4- O rapaz aproximou as pontas dos dedos diferente das famosas posições “mágicas de concentração ou energização”, fortalecendo a hipótese do que foi falado anteriormente sobre o poder das pontas.

    Assim ao aproximar um corpo (a mão) com carga diferente do papel e de acordo com conhecimento da física, as cargas iguais se repelem e as cargas opostas se atraem (Lei de Coulomb), temos o maravilhoso giro do papel.

    No site abaixo tem outra demonstração do mesmo fenômeno:
    http://www.youtube.com/watch?v=5uAMmfuMqzM

  84. Avatar de leticia ketlyn

    isso é verdade?se for é muito fora do normal,nao sei não!

  85. Avatar de RAFAEL GATINHO

    FOI MUITO BOM AS EXPLICAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  86. Avatar de Flávio
    Flávio

    Muito bom cara, realmente não devemos acreditar ou duvidar de tudo o que vemos ou sabemos. A resposta sua e do autor do vídeo foi muito satisfatória e provável. Só uma dúvida alguém já repetiu o experimento?

    heehehheh é sempre bom ter a certeza absoluta pois existe varias maneiras de se fazer isso e o vídeo parece editado, vai saber se não é mais uma pegadinha do autor do vídeo.

  87. Avatar de Vitor
    Vitor

    O sujeito fez um video para provar que, não existe telesinese. Mas isso não quer dizer que esta, não exista…
    Eu tenho 16 anos, e já consegui movimentar objetos pela telesinese.
    Mais é preciso treinar a mente para fazer tal coisa.
    telesinese é possivel pra qualquer pessoa lúcida, só é preciso treinamento!

  88. Avatar de Igor

    Gostei da postagem , me considero cético mas não faço qualquer tipo de afirmação sem dados comprovados.
    Considero toda e qualquer especulação falsa, até que se apresente “provas” comprovando.
    Lembrando outros céticos que vão ler esse comentário, de que nunca podemos afirmar a falsidade de qualquer coisa sem termos provas ou explicações além de nosso ceticismo.

  89. Avatar de RnL
    RnL

    Eu acredito em ‘telecinese’ (apesar dos videos serem falsos).
    Mas achei muito interessante as artimanhas do autor do video : B.

    PS: Pratico telecinese a 2 anos, somente por ‘diversão’, e na minha opnião, é sim possível mover um objeto somente com o ‘poder da mente’ :D.

  90. Avatar de Lisandro vieira açores

    isso n tem nd cm paranormalidade mas sim com eletricidade estática. kualker um fax akilo………… =)

  91. Avatar de Marcelo S.
    Marcelo S.

    Ai gente existem muitos caras assim que pensam de maneira diferente e conseguem fazer “mágica” ,”truques” , agora se vocês querem ver algo fora do comum que pode ser tido como “Paranormal” procurem por “Natasha Demkina”

    “Natasha Demkina, da cidade de Saransk, 17 anos de idade. Ela impressionou os cientistas e médicos de seu país devido à sua inusitada capacidade de enxergar através do corpo humano, como fosse dotada de uma insólita visão de Raios-X! A menina consegue até mesmo diagnosticar doenças sem a necessidade de aparelhagem de ultrassom. Natasha com apenas 6 meses de idade já falava, e com 1 ano recitava poemas de cor. Além disso, devido a uma estranha peculiaridade do seu organismo, era incrivelmente resistente ao frio, caminhando na neve sem precisar de quaisquer tipos de agasalhos! E não se trata de qualquer fraude, uma vez que as suas extraordinárias habilidades foram comprovadas até mesmo nos EUA através da Commission for Paranormal Phenomena, de Nova Iorque, sendo até mesmo objeto de um documentário realizado pelo manipulado Discovery Channel” !!!!

    Isso ai é que deveria ser assunto por aqui !!!

  92. Avatar de marlon
    marlon

    O rapaz prova com um video que é paranormal, podemos contestar, mas nossa alegação é somente texto, que é muito mais fácil de elaborar (texto contra) do que a prova em video.. seu site pode discordar e apresentar provas dizendo que foi do próprio criador do texto, porem a “desconfiança” sobre o seu conteúdo também é uma realidade. Portanto acho que o video ainda tem credibilidade!!!

  93. Avatar de roberto
    roberto

    GEnte eu testei ele não girou mas deu uma balançada mto pekena e eu tampei antes eu até assoprei o frasco para ver se entrava ar mais nao entrava dai bom fui balançando a mão perto e derrepente uma ballançada bem pekena minima!

  94. Avatar de Bruno Guerreiro de Moraes

    Bom post, realmente ficava essa duvida, eu me perguntava:

    Mas se esse rapaz é mesmo um autentico paranormal, por que ele não está sendo noticiado no mundo todo?

    Por que fazer um vídeo curto, colocar na Internet e só?

    Seria plausível que ele fizesse isso para divulgar, porém depois emissoras de TV e revistas entrariam em contato e ele teria de fazer as demonstrações ao vivo e a cores. Mas não havia mais nada no WEB sobre o assunto.

    Agora eu nunca cheguei a dizer algo estúpido como:

    “Ah é claro que é verdade” Ou, “Putz!! é Obvio que é fake, poder paranormal não existe!”

    Tanto uma declaração quanto a outra são equivocadas, na primeira a pessoa está sendo crédula demais, no segundo, pseudocética.

    Um mero vídeo de baixa resolução não pode ser motivos de crença ou descrença absoluta. A ciência honesta não faz julgamentos definitivos.

    Por fim fico triste, pois gostaria que ele fosse real. Pena ser apenas uma fraude.

    O Caso John Chang parece ser bem fundamentado, até hoje nunca vi um explicação convicente sobre ele, apenas as falácias dos pseudocéticos e dos pseudocientistas de quinta categoria.

  95. Avatar de elton gutrot
    elton gutrot

    pow muito bom,Q pena Q ñ é paranormal + é bom p/ ganhar dinheiro dos curiosos kkkkkkk…

  96. Avatar de biah
    biah

    tbm concordo com alguns ,o poder da mente existe SIM !! mas não tenho certeza se o video é verdadeiro .mas é possivel

  97. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Poder da Mente!??? Prefiro falar sobre funções naturais de uma mente não “atrofiada” e “afogada” pelo égo!!

  98. Avatar de Carlos
    Carlos

    alguem ainda acha que essa porcaia de poder da mente existe?

    não me venham com um monte de link russo falando pra mim ilá ve…

    SE EXISTE E VOCÊ CONSEGUE…ME PROVE

    VENHA TOMAR UM CAFÉ COMIGO E MOVA O GUARDANAPO DA MESA SEM VENTO E SEN PSY WILL OU PSY TRANCE…

  99. Avatar de Camões
    Camões

    Mesmo com o novo acordo brasileiro diz-se SOPRA e não “ASSOPRA”.

  100. Avatar de Wallace
    Wallace

    Geeente analisem tudo direitinho! Confira a explicação com o vídeo!! O cara gira a camera em volta da mesa, mostra os pés e eles estão perfeitamente normais e sem chances de se encaixar um tubo!

    No segundo vídeo, se existisse um buraco daquele tamanho, nunca q o vento de um assopro ia girar a psywheel.

    O texto do q o cara disse pode ser falso. Qualquer um pode ter escrito e dito q foi ele. E se foi ele, ele provavelmente deve ter sido forçado por motivos própios ou externos a desmentir o vídeo dele.
    kkkk conspiração em cima de conspiração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *